O ser trigo

"...a boa semente são os filhos do reino". Mt. 13:38

      Essência, propriedade e qualidade são três palavras utilizadas para descrever ou explicar uma ideia, uma substância ou um valor impregnado a uma pessoa, objeto ou produto. A qualidade refere-se às expectativas sobre necessidades que são supridas ou não. Por isso, quando julgamos algo como de “boa qualidade” é porque que nos satisfez, conformou-se ou superou àquilo que esperávamos. Quanto maior criticidade ou conhecimento sobre o desejado, maiores as exigências. A resistência ao tempo (durabilidade), a saúde (os nutrientes), a quantidade (raridade/abundância), o conjunto (organização), a agilidade e precisão (destreza e função) são elementos importante nesse tipo de escolha. Propriedade é uma palavra para explicar aquilo que pertence a alguém ou a algo. As propriedades podem ser enfraquecidas, perdidas, adulteradas ou destruídas. Já a palavra essência descreve aquilo que é único, constante e imutável, que não pode ser naturalmente transformado. Por exemplo, cada ser humano possui um cheiro que lhe é próprio, os perfumes apenas se misturam a ele, produzindo uma terceira fragrância. Outro exemplo seria o código genético ou DNA, singular entre os que já passaram e os 7 bilhões que habitam o planeta hoje. 

      Nas parábolas, Jesus usa aspectos físicos da natureza e ações do cotidiano para ensinar princípios espirituais. Na narrativa do joio e do trigo são exploradas as diferenças entre essências e propriedades destes cereais comparando-os a posição dos homens diante de Deus, o Dono do Campo. Enquanto o trigo representa os filhos do Reino, o joio refere-se à descendência do Maligno. Nessa parábola, o que o trigo tem que o joio não tem? A sua origem é Divina, foi o Filho do Homem quem o semeou (v. 36) e sua semente é boa (v.37), consequentemente produz frutos saudáveis.

        Não existe nada mais preciso que revele a essência espiritual, as propriedades de caráter e a qualidade da fé de uma pessoa do que as suas ações. O ser trigo implica em ser nascido do Espírito Santo (Jo. 3:6), habitado (1ª Co. 6:19), selado (Ef. 1:13), guiado (Rm. 8:14), fortalecido (Rm. 8:26), ensinado (Jo. 14:26), transformado por Ele (Tt. 3:4-6). Quem é trigo vivencia eternamente a presença de Deus em seus caminhos. Não há como separar-se dEle, porque está dentro. A Sua fragrância está impregnada nos poros e nas entranhas, nos pensamentos, sentimentos e vontades (2ª Coríntios 2:15). Cristo vive no trigo e o alimenta (Gl. 2:19, 20).

          A essência bem alimentada produz propriedades de caráter indissimuláveis. A principal delas é o amor. Não conforme o mundo, mas segundo Deus. Entre o joio, amar significa não ter limites de justiça, apossar-se do outro, usá-lo a fim de suprir paixões carnais momentâneas, ignorar necessidades sensíveis, utilizar o cuidado como moeda de troca. 

        O amor do trigo é derramado pelo Espírito Santo (Rm. 5:5), tem origem Divina. É um fruto que acopla dentro de si virtudes como alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl. 5:22, 23). Assim como do trigo literal derivam produtos que alimentam, como farinha, pão, biscoitos, macarrão, os filhos do Reino nutrem a vida dos outros com atitudes, gestos e ensinos que trazem luz, libertação e paz (Mt. 5:13-16).

         E a qualidade do trigo? Depende do cuidado. Por isso, é preciso, com toda diligência, dia após dia, cultivar hábitos que fortaleçam a fé e acrescentem virtudes (2ª Pe. 1:3-11). Leitura e reflexão sobre a Palavra, oração individual e coletiva, comunhão, louvor, serviço e exercício dos dons são práticas que adubam, preservam e nutrem a vida de quem ama a Deus.

     Enquanto vivemos todo esse processo, o Dono do Campo está aguardando o tempo planejado para a Ceifa. Quando chegar, resplandeceremos com a sua luz, porque o veremos como Ele é e seremos semelhantes ao corpo de sua glória (Fl. 3:21).

Para estar no Celeiro de Deus é preciso ser trigo. 


Pr. Alex Gadelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Tente Sozinho, Você Não Vai Conseguir

O Homem Natural, o Espiritual e o Carnal

Os Inimigos e os Amigos da Cruz