A sabotagem do diabo no Campo de Deus
"O inimigo, que
o semeou, é o diabo". Mateus 13:39.
Na parábola do joio no campo de trigo existe
um conflito entre o Agricultor e o seu inimigo. Enquanto um ordena a semeadura
da boa semente de trigo, o outro sorrateiramente lança a erva daninha na terra.
Jesus explicou que Ele mesmo, o Filho do Homem, é o responsável por plantar os
filhos do Reino no mundo, enquanto a difusão da semente maligna e invasora é
obra do diabo. Esse conflito explícito na ilustração do Mestre representa uma
guerra histórica, universal e invisível que acontece entre forças Divinas e
potestades espirituais do mal.
A sabotagem de Satanás contra os planos de
Deus começou na dimensão celestial, quando seduziu parte dos anjos à rebelião
(Jd. 6; 2ª Pd.2:4) e por isso foi lançado na terra. No jardim do Éden, assumiu
a sagacidade da serpente e convenceu ao primeiro casal a comerem da árvore do
conhecimento do bem e do mal, distorcendo o mandamento do Criador e fomentando
a ideia de se tornarem como Deus (Gn. 3:1,5); Semeou discórdia e inveja no
coração de Caim até que este assassinasse ao seu irmão (1ª Jo.3:12); A maldade
de Caim foi a mesma que alcançou a geração de Noé, causou o dilúvio e a
confusão das línguas na Torre de Babel (Gn. 6:5; 11:1-9); Cheio de más
intenções, Satanás também disputou com o arcanjo Miguel a respeito do corpo de
Moisés (Jd. 1:9); Ele assediou os israelitas desde o Egito à Canaã, tanto as
tribos como os reinos, para que adorassem a deuses estranhos, fabricados por
mãos e imaginação humanas (Ex. 32, 1º Rs.11); Foi o diabo que intentou contra
Jó e foi envergonhado pela sua fé e paciência (Jó 2).
No Novo Testamento, Satanás aparece tentando
Jesus no deserto (Mt. 4); seus demônios tomam posse do corpo de pessoas
provocando descontrole e agressividade (Mc. 1,23-27; Mt. 17:14-21; Lc 8,26-39)
e também concedendo poderes de adivinhação (At. 16:16-18). Ele tentou a Pedro
(Mt.16:23); encheu o coração de Ananias e Safira de cobiça (At. 5:1-11); Paulo
chama a atenção para o fato de que tem poder para transfigura-se em anjo de luz
e seus ministros aparentam ser ministros de justiça (2ª Co. 11:13-15), mas na
verdade são promotores do engano e ensinam doutrinas de demônios (1ª Tm. 4:1).
No Apocalipse, Satanás estará coordenando a trindade Satânica (Apocalipse
13.13-18) e o seu fim é ser lançado no lago que arde com fogo e enxofre (Ap.
20:10).
Quais as intenções do maligno? Jesus
compara-o “a um ladrão, que vem para matar, roubar e destruir” (Jo. 10:10).
Pedro escreve que “o diabo, vosso adversário, anda ao derredor, como leão que
ruge procurando alguém para devorar (1ª Pe. 5:8). Paulo diz que não se deve
ignorar os seus desígnios (2ª Co. 2:10,11), porém, resistir aos seus dardos com
o escudo da fé (Ef. 6.16); Tiago orienta não dar espaço, antes resisti-lo a fim
de que fuja (Tg.4:7). Como na parábola o inimigo sabota o campo a fim de que
ramos de trigo sejam arrancados, no reino espiritual o propósito diabólico é
destruir a criatura feita a imagem e semelhança do Criador. O seu ódio contra
Deus alimenta a sua ira contra o homem.
Nesse intento, age covardemente, à noite,
“pelas costas”, explorando a fraqueza dos que dormem, encobrindo a luz do
Evangelho da glória de Cristo, cegando o entendimento dos incrédulos (2ª Co.
4:3, 4). Ele se utiliza de homens maus, que têm aparência de piedade, mas negam
o poder de Deus. “Foge também destes”, é o conselho de Paulo (2ª Tm 3:1-9).
O mundo está disseminado de joio plantado
pelo diabo. Mas a nossa luta não é contra as pessoas que ele usa, mas sim
contra Ele mesmo, que sutilmente planta ideias, promove ações e desejos que
contrariam a vontade de Deus para a vida humana. A guerra já foi vencida por
Jesus (Rm. 8:31-39), mas enquanto não chegar o desfecho final, teremos de lutar
vestidos da armadura concedida por Deus (Ef. 6:10-17).
Pr. Alex Gadelha
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