Crê e serás Salvo, Tu e a Tua Casa


Quando penso em um testemunho vivo à família, lembro do carcereiro de Filipos. Foi ele o responsável por guardar Paulo e Silas quando estes foram presos por libertarem uma “jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores”.

Enquanto o carcereiro cochilava, pôde ouvir as orações e louvores que os apóstolos cantavam por volta da meia noite. E os demais companheiros de prisão também os escutavam. Foi uma noite diferente, pareceu ser mais longa, mais alegre, mais esperançosa. À meia-noite aconteceu que a terra tremeu, abalaram-se os alicerces da prisão, as portas se abriram e soltaram-se as cadeias de todos. O guarda despertou em desespero ao ver os cárceres vazios. Logo puxou a sua espada e quis suicidar-se. Quis antecipar aquilo que os seus superiores iriam fazer. A morte o esperava. Mas naquele momento a graça de Jesus o alcançou e através de Paulo, concedeu a luz àquele aflito. Trêmulo e prostrado diante dos apóstolos. ele fez uma pergunta crucial para toda humanidade: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?”. A resposta foi simples, verdadeira e com promessa: “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”.

É nesta resposta que devemos fixar o coração. É importante reconhecer quando interpretado de forma matemática e isolado de seu contexto, o versículo se torna uma fórmula mágica para conversão de nossos familiares. Como se a fé pessoal fosse suficiente para salvar toda a família. Não é isto que a Bíblia está dizendo. Aprendemos desde cedo de que a salvação é algo de responsabilidade individual, cada um dará contas de si mesmo a Deus (Rm. 14:12).

Para compreendermos melhor a expressão “tu e a tua casa” devemos observar a experiência de conversão do carcereiro e suas ações após ela:

- Antes de qualquer coisa, ele teve uma experiência marcante de salvação. Sua vida foi poupada do fio da espada. Assim, como muitos de nós fomos resgatados dos poderes do mundo, das trevas da religiosidade e das amarras do diabo.

- Sua família foi logo abençoada porque ouviu a mensagem de salvação proclamada pelos apóstolos: “E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa”. Sem pregação não existe possibilidade de sua família ser salva. Como crerão se não ouvirem? Eis a sua parte: falar de Jesus para os seus.

- Expressou seu arrependimento ao cuidar dos ferimentos dos apóstolos. Naquela mesma noite, lavou-lhe os vergões dos açoites, transferiu-os do calabouço para sua casa e serviu-os à mesa.
- Ele mostrou convicção de sua escolha e logo foi batizado. Não demorou, não titubeou nem vacilou, pois compreendeu a simplicidade do evangelho e creu no senhorio de Jesus Cristo. Naquela noite todos os seus desceram às águas (v. 33).

- Ele se alegrou com todos os seus por terem crido em Deus (v. 34).
Percebam que para que o carcereiro tivesse toda sua família salva, ele teve de fazer com que os seus ouvissem as palavras de salvação. E nós devemos ter o mesmo zelo pela situação espiritual dos nossos. O mesmo Paulo adverte que “se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”. 1ª Tm. 5:8.

Deus quer salvar toda a sua família. Para isso, pregue e viva o evangelho de forma viva, persuasiva e amorosa.
Pr. Alex Gadelha

Comentários

Precisamos cada vez mais anunciar o Senhorio de cristo, sobre todas as coisas: limitações humanas, libertações de vicios. Esta simples frase é o sentido necessário que muitos precisam.
Carlos Paulista disse…
excelente explanação,querido pr...muitas pessoas se apegam a esta passagem biblica para achar conforto em ver sua familia ser salva,pois veem como promessa,e não se preocupam em pregar o evangelho pra eles..mas Deus disse que A ALMA QUE PECAR ESSA MORRERA!
clarice disse…
AMÉM AMADO.COM CERTEZA TEMOS SIM QUE PREGAR O EVANGÉLHO MAS É BOM LEMBRAR QUE O PROFETA NÃO TEM HONRA EM SUA PRÓPRIA CASA LEMBRANDO QUE A FAMÍLIA DO CARCEREIRO SO CONVERTEU PORQUE QUEM PREGOU PARA ELA FOI PAULO .ISSO SO ME FAZ LEMBRAR QUE ENQUANTO EU PREGO PARA SUA FAMILIA AUTOMATICAMENTE DEUS CUIDA DA MINHA ENVIANDO OUTRO PROFETA .

Postagens mais visitadas deste blog

Não Tente Sozinho, Você Não Vai Conseguir

O Homem Natural, o Espiritual e o Carnal

Os Inimigos e os Amigos da Cruz