Como Conhecer a Jesus?



         Sobre a imagem de Jesus existem diferentes opiniões. Diversas esculturas, estátuas e telas tentam retratar o aspecto físico do Salvador. Mas, esta imagem que está nos quadros, livros e altares, é verdadeiramente a de Jesus Cristo? Acredito que não. E  não ter uma imagem física do meu Senhor não vai abalar a minha fé. Ele mesmo disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo. 20:29).

        O desejo de todo cristão deve ser o de conhecer o caráter de Jesus e seus ensinamentos e não simplesmente a sua aparência. Conhecer para confiar, para se entregar, para imitar, para amá-lo. Muitos dos profetas almejaram ter ouvido a doutrina e gozarem da dispensação de sua graça: “Pois em verdade vos digo-vos que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram” (Mt. 13:17). O Messias foi esperado ansiosamente pelos judeus, viviam numa expectativa constante, a ponto de questionarem se João Batista era o Cristo (Lc. 3:15). Vejam as reações de Simeão (Lc. 2:25-33), João Batista (Jo. 1:29-34), Pedro (Lc. 5:8-11), da mulher samaritana (Jo. 4:25-30), de Marta (Jo. 11:27) e das multidões ((Jo. 6:14, 12:13, 14) ante as palavras e obras de Jesus, elas revelam a expectativa messiânica que dominava o coração daquele povo.

         As profecias apontavam para um homem chamado de “Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz,” (Is. 9:6), era o Cristo, o Filho do Deus Vivo, o Deus conosco, e todos queriam ouvi-lo, falar com ele, tocar em suas vestes. Mas Jesus bem sabia que muitos dos que o seguiam não compreendiam o significado de sua vinda e nem a sua missão. Existia uma imagem deturpada do Messias, propagada pelos religiosos de sua época. Esperavam um rei poderoso, nascido em berço de ouro, vestido em manto púrpura, coroa de ouro e cetro de ferro. Um filho de carpinteiro, nascido numa manjedoura, em uma cidade pobre como Belém e que afirmava “não ter onde reclinar a cabeça”, não passava pelos critérios estabelecidos pela interpretação que os escribas faziam das profecias messiânicas.

         Hoje podemos perceber várias visões distorcidas  respeito da Pessoa de Jesus:

         - Os “Testemunhas de Jeová” o consideram como um simples homem, “equivalente à Adão”;
        - Para o mormonismo Ele é um dos irmãos de Satanás, apenas um deus que existia em um mundo anterior a este;
        - Os neopentecostais vêem Jesus com um olhar capitalista e um meio de barganha, alguém que pode solucionar todos os problemas materiais;
        - O islamismo tem-no como “um de seus profetas”;
        - Para o espiritismo é um espírito iluminado, e a lista de interpretações é imensa.

         Diante de tantas posições à respeito de Jesus, como posso conhecer o Verdadeiro? O que deixou para nos guiar até Ele? “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo. 5:39), “Estes (sinais) foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo: 20:31). O salmista também no dá a resposta: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (119:105). A resposta está na Bíblia, é ela quem nos revela a verdadeira identidade de Cristo. Não podemos substituir as palavras inspiradas por Jesus por tradições humanas (Mt. 15:6), emoções (Jr. 17:9) ou vãs filosofias (Cl. 2:8). Estas coisas afastam o homem do Deus único e verdadeiro, enquanto que as palavras inspiradas esclarecem o nosso entendimento e nos conduzem a uma visão correta do Filho de Deus.

         Queres conhecer a verdadeira face de Jesus? Estude a Bíblia, rogue pelo auxílio do Espírito Santo e viva a vida abundante daqueles que são servos e amigos do Senhor Jesus.

Pr. Alex Gadelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Tente Sozinho, Você Não Vai Conseguir

O Homem Natural, o Espiritual e o Carnal

Os Inimigos e os Amigos da Cruz