Sem Fé é Impossível...


Hb. 11:1-6

Quando penso em um texto que explique a fé e o que se pode fazer quando se está tomado por ela, os primeiros versos que vêm à mente são os do capítulo 11 da Epístola aos Hebreus. Neste porção está a definição mais precisa do que é a fé: “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem”. De Abel à Samuel, 16 nomes são citados e considerados heróis. Heróis da e pela fé. Pessoas que realizaram grandiosos feitos devido a confiança que dedicaram ao Criador. Com o exemplo destes homens, o autor procura ensinar o que é a fé, os seus feitos e a sua necessidade para agradar a Deus.
A fé é a certeza da esperança. Mas, afinal, o que esperamos? Os crentes aguardam o arrebatamento da igreja, o ressoar da trombeta, a ressurreição dos mortos, a vida eterna na presença de Cristo. Esperamos o cumprimento de todas as promessas e profecias de Deus e temos a certeza de que nenhuma delas vai deixar de se cumprir.

A fé é a convicção do invisível. Em que fatos cremos sem enxergá-los? Os grandiosos milagres do Antigo Testamento: O dilúvio, as dez pragas do Egito, a abertura do mar vermelho, o maná do céu, a água da rocha, a queda das muralhas de Jericó, o peixe que engoliu Jonas. Não conhecemos a Cristo fisicamente, nem visualizamos o seu sangue na cruz ou as marcas dos pregos em seus punhos. Nossos olhos não vêem a Nova Jerusalém, a cidade dos santos, nem o lugar de castigo eterno para os incrédulos. Mas, visto que “andamos por fé e não por vista” (1ª Cor. 5:7), entendemos que todos estes fatos são verídicos, reais, autênticos.  E “bem-aventurados os que não viram e creram”, disse Jesus (Jo. 20:29).

Sem fé é impossível alcançar um bom testemunho. Todos os homens e mulheres da Bíblia que alcançaram um bom testemunho diante dos homens e de Deus fizeram-no mediante a confiança no Todo-Poderoso. Com os seus atos de convicção influenciaram as pessoas para o bem, foram exemplos para filhos, amigos, vizinhos, família, sociedade, para sua geração. Devido a sua fé, deixaram uma herança histórica louvável e mesmo que estejam mortos corporalmente, seus exemplos ainda falam.

Sem fé é impossível compreender... Compreender a origem do Universo, a nossa origem. Por ela entendemos que o grandioso e diversificado mundo que agora existe surgiu do invisível, originou-se da Palavra de Deus. “Ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir” Sl. 33:9.  É a fé que nos ajuda a encontrar o sentido da vida, a razão de estarmos aqui neste universo infinito e angustiante. Pela fé encontramos a Deus e a nós mesmos.

Sem fé é impossível agradar a Deus. Para se aproximar de Deus é preciso crer em sua existência. Crer no Eterno, Imortal, Invisível, mas Real. É necessário crer que Ele recompensa aquele que o busca com perdão de pecados, com paz no coração, certeza de salvação, com uma nova vida, uma vida nova.


É impossível aproximar-se de Deus com fé e continuar sendo a mesma pessoa!

Alex Gadelha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Tente Sozinho, Você Não Vai Conseguir

O Homem Natural, o Espiritual e o Carnal

Os Inimigos e os Amigos da Cruz