Aprender a adorar no Livro do Apocalipse

Estudar os louvores e a adoração no Apocalipse de João permite visualizar como acontece o serviço dos santos anjos nos Céus e vislumbrar alguns momentos futuros de como adoraremos diante do Trono de Deus. O tratamento que os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos dão ao Cordeiro de Deus em nada assemelha-se ao que cantores gospels e muitos grupos de louvor fazem nos cultos. O temor diante de Deus demonstrado no prostrar do rosto em terra, e os temas dos cânticos sempre exaltando os atributos e os feitos de Deus, fazem-nos perceber como estamos distantes do padrão dos Céus.

Infelizmente, nas músicas que ocupam o topo da parada gospel, as letras apontam para um Deus que parece implorar ao homem que permita-o fazê-lo feliz. O Criador é desenhado como subalterno à criatura. Este tipo de cosmovisão forma pessoas ambiciosas e alimenta a ignorância quanto ao caráter de Deus. E ignorância quanto a quem Deus é, destrói um povo.

O mercado da música gospel com suas extravagâncias, excentricidades e heresias também tem engolido muitos ministérios de louvor, distraído as pessoas da verdade e desfocado o para quem devemos cantar, o para quem é o culto. Na revelação dada por Deus a João, Cristo é o Rei e Soberano sobre tudo e todos. É Ele quem é digno de receber glória, honra e poder dos homens e não o contrário. Ou seja, o culto revelado no Apocalipse é cristocêntrico, oferecido somente a Deus na Pessoa do Cordeiro. Já o culto da religiosidade gospel é antropocêntrico, tem como propósito maior o agradar aos visitantes dos templos e aos associados que, especialmente aos domingos à noite, consomem produtos como boa música, refinada oratória, catarse emocional e até show nos moldes de uma stand up comedy.

Voltemos ao Evangelho presente na revelação apocalíptica, cultuemos a Deus cantando os seus atributos com temor, tremor e alegria, fazendo tudo para glória do Seu Nome e nunca para suprir expectativas de homens que buscam um lugar apenas para se sentirem bem consigo mesmos, mas não com Deus.
Pr. Alex Gadelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Tente Sozinho, Você Não Vai Conseguir

O Homem Natural, o Espiritual e o Carnal

Os Inimigos e os Amigos da Cruz