Como Vivo a Fé no Cristo que me Ama

Procuro viver minha fé de modo discreto e persuasivo. Quero que quem me conheça logo descubra a fonte da minha paz e prudência: o Senhor Jesus Cristo. Não preciso mentir nem inventar histórias miraculosas que não vivi para atrair as pessoas ao Salvador. Ele é admirado quando amo sem acepção, quando olho nos olhos e transmito serenidade. Acredito que podemos conduzir alguém a se aproximar de Deus mostrando-lhe interesse por sua vida, seu bem. Trabalhar para o seu bem não significa satisfazer todas as suas vontades nem ignorar todos os seus erros, inclui também confrontá-lo naquilo que precisa mudar e incentivá-lo no desenvolvimento das virtudes cristãs. Isso envolve a dura tarefa de ajudar as pessoas a conhecerem a si mesmas principalmente a Deus.

Deus é bom e os que o amam se esforçam para o ser. É uma questão de consciência. Para mim uma das maiores manifestações da bondade de Deus está nas oportunidades criadas por Ele mesmo. Essas se evidenciam na iniciativa do Criador em “fazer as pazes” com o homem. Mas não espere um anjo do céu descer até você trazendo uma mensagem ou uma visão mirabolante. O costume de Deus tem sido usar pecadores como ministros de reconciliação. Confesso que assumir tal ministério não é tarefa fácil. Exige uma postura repleta de ambiguidades, paradoxos, ou qualquer expressão que comunique a ideia de atitudes aparentemente contraditórias. Isso porque ao mesmo tempo em que amo as pessoas, odeio o pecado. Então, se você deseja agradar a Deus e se libertar do emaranhado de vícios e mágoas, pode contar comigo. Mas não espere que esconda sua maldade debaixo do tapete da religiosidade. Em alguns momentos posso oferecer um sorriso fácil com risadas acústicas, também chorar ao seu lado, compartilhando sua dor. Em outras situações meu rosto pode permanecer rígido, minha alma triste, meu espírito silencioso, apenas orando e olhando a distância. Diria que esse é meu jeitão de dizer que não concordei com sua atitude. Mas não se preocupe, não deixarei de te amar. Aliás, quem deixou de amar nunca o fez de verdade.

Uma vez alguém me disse olhando nos olhos que sentia o Espírito Santo em mim, “via esperança”. Outra pessoa disse que conseguia ver pureza, sinceridade. A primeira foi uma presidiária, 33 anos, presa por tráfico de drogas. A segunda uma professora universitária. Duas diferentes mulheres. Elas acertaram? Também preciso de pessoas que consigam enxergar coisas do meu “eu oculto”, aqueles pontos cegos que só os outros são capazes de ver. O problema é quando se projetam-se em mim. Projetar-se é ver a si mesmo nos outros. Sinceramente, gostaria de refletir Jesus. Não apenas no meu olhar, mas na maneira de tratar as pessoas. Ore por mim.

É mais ou menos assim que vivo a fé no Cristo que me ama. Querendo representá-lo não apenas no mundo das idéias, mas especialmente nos relacionamentos. Silenciosamente peço mansidão e humildade para suportar as críticas injustas, os olhares acusadores e subestimadores. Penso que se existe algo de bom em mim, é porque Deus o colocou. Não há um justo, nem sequer um. Mas existem muitos justificados pela cruz. Fico com um elefante atrás da orelha quando vejo homens que não precisam da cruz, auto-suficientes, donos do poder e da vontade divina. Eu não acredito em um servo do Senhor de coração altivo. Admiro a fé simples de homens e mulheres que obedecem a Deus, que O amam no próximo e na Igreja. Esse tipo de relacionamento com Deus atrai outros para a comunhão, pois é doce, suave, leve. E ao mesmo tempo em que inquieta, também refrigera. É o que eu quero e tento viver.

Pr. Alex Gadelha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Tente Sozinho, Você Não Vai Conseguir

O Homem Natural, o Espiritual e o Carnal

Os Inimigos e os Amigos da Cruz